Notícias

La Fundación Jardines de España acoge una actividad con perros policía y de intervención militar organizada por Acana

La Fundación Jardines de España acoge una actividad con perros policía y de intervención militar organizada por Acana

Na quinta-feira, 7 de março, a Acana organizou uma atividade assistida por cães realizada por polícias e militares na Fundação Jardines de España em Villanueva de la Cañada (Madrid). A jornada foi dirigida aos residentes do centro ocupacional, que puderam desfrutar de uma manhã diferente e cheia de novas emoções.

 
A atividade contou com a presença da unidade canina da Polícia Local de Villanueva de la Cañada, San Lorenzo del Escorial e Collado Villalba, bem como de militares do Centro Canino Militar de Defesa (CEMILCANDEF), pertencente ao Centro Veterinário Militar de Defesa (CEMILVETDEF). Estas unidades, especializadas em treinar e atuar com equipas caninas da polícia e do exército para diferentes intervenções, realizaram diferentes exibições com um total de 9 cães de diferentes raças e idades.
 
Nicolás Coronado, ator, modelo e embaixador da marca, acompanhou a Acana nesta atividade muito especial. O ator, que tem 8 cães, é um verdadeiro amante dos animais e das causas sociais, pelo que não quis perder a oportunidade de assistir a este evento. Além disso, Nicolás participou como voluntário nas actividades da exposição com as unidades caninas da Polícia Local. "Penso que eventos como este ajudam a tornar visível que temos muito a aprender tanto com os animais como com as pessoas com diversidade funcional, dois mundos muito bonitos que se fundem muito bem, pois actuam como professores, mantendo essa pureza e inocência que perdemos. Estou muito orgulhoso de poder colaborar com Acana e neste tipo de eventos para criar uma boa qualidade de vida para eles", disse Coronado durante o evento.
 
Os cães militares, especializados na realização deste tipo de actividades com pessoas com diversidade funcional, foram os primeiros a participar. Um total de 120 residentes foram divididos em grupos de acordo com o seu nível de autonomia, mobilidade e capacidade cognitiva, e participaram em jogos e actividades divertidas. Tiveram também a oportunidade de interagir com os cães, fazer-lhes festas e passar um momento muito especial com eles.
 
Este tipo de atividade traz muitos benefícios a este grupo, uma vez que melhora a comunicação e a interação social, reduz a ansiedade, melhora as capacidades físicas e motoras e é um grande incentivo e estímulo para eles.
 
A segunda parte do dia foi conduzida pela Polícia Local, que realizou uma fantástica exibição com os seus cães. Os residentes puderam desfrutar de diferentes exercícios de obediência, busca de drogas e objectos, e exercícios de agilidade, nos quais os cães demonstraram toda a sua inteligência e agilidade. Para além disso, durante esta exposição, a polícia pôde contar com voluntários muito especiais para realizar as diferentes provas.
 
Com esta atividade, a Acana continua a mostrar o seu compromisso de ajudar grupos vulneráveis, que beneficiam destas actividades assistidas por cães que rompem com a sua rotina de uma forma dinâmica, divertida e motivadora. 
 
Por seu lado, a Fundação Jardines de España desenvolve diferentes projectos e programas com o objetivo de oferecer serviços terapêuticos e de assistência a pessoas com deficiências intelectuais ou dificuldades de aprendizagem para conseguir, através da formação, a sua inclusão e inserção no mercado de trabalho.